Um garoto de 15 anos chorava na estação de Bilbao (Espanha). Seu destino era Barcelona, mas agora não podia continuar porque lhe haviam roubado a bagagem. Ia preparar-se para ser atleta, mas seus sonhos se desfizeram ao ficar sem nada. Um guarda civil vendo seu desespero, o levou diante de seu superior: imediatamente começaram a buscar a bagagem na estação, e por todos os trens que tinham saído nas últimas horas. Por fim, encontraram o ladrão, e as bolsas apareceram. Aquele rapaz era JOSE MANUEL ABASCAL, mais tarde medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, campeão da Europa e segundo no Campeonato do Mundo de 1987. Abascal nunca mais soube daquele guarda civil, mas reconhece que, graças a ele, pôde chegar a ser um corredor importante.
Quantos milhares de exemplos encontramos assim. Pessoas que ninguém conhece, mas cuja relevância é fora do normal. Há pessoas que pensam que não são ninguém, que seu trabalho não é importante, no entanto, muitos "famosos" não seriam o que são sem sua ajuda. Alguém conhece quem deu a primeira bola para Pelé? Ou quem levou Michael Jordan, pela primeira vez, a um jogo de basquete? Quem conhece os pais de Jesse Owens? Quem colocou em Popov o gosto pela natação? Milhares e milhares de perguntas sem resposta. Milhares e milhares de exemplos de pessoas que acham que não são ninguém e, no entanto, são muito importantes.
Sabe, ninguém poderia chegar onde está, sem estas centenas de pequenas ajudas, sem estes milhares de pessoas que, aparentemente, não são ninguém. Milhares de pessoas que se preocupam em ajudar aos demais. Talvez, os demais não os conheçam: o homem é o ser mais ingrato da natureza. Talvez, alguns pensem que não são ninguém... mas são pessoas muito importantes, Deus crê assim, e Ele nunca Se esquece do que fazemos.
É por esta razão que Deus nos anima a não nos cansarmos de fazer o bem, de ajudar os demais, de servir aos outros. É verdade que muitas vezes fazemos o bem e recebemos o mal em troca. É verdade que há ocasiões em que querer ajudar parece ser algo fora de moda, mas não é assim. São aqueles que fazem o bem, que permitem que sigamos vivendo. São aqueles que ajudam os demais, que fazem com que este mundo seja habitável. Nunca nos parecemos mais com Deus do que quando ajudamos.
Gente que não se cansa de fazer o bem. Gente que vive com o único desejo de servir a Deus e aos demais no lugar em que estão. Gente que não busca "medalhas" pelo que faz. Gente que é capaz de dar seu tempo, seu dinheiro, sua vida, para ajudar os outros. Gente desconhecida. Gente muito importante. A mais importante que existe.
do livro Mais que o ouro - Jaime Fernández Garrido
Nenhum comentário:
Postar um comentário