sábado, 16 de outubro de 2010

Ao mestre, com amor e gratidão

Ao mestre, com amor e gratidão

Publicado em 15.10.2010


Arnaldo Carlos de Mendonça

Doutor Lucilo, lembro que, em janeiro de 1977, aos 17 anos, recém-aprovado no vestibular de engenharia mecânica da UFPE, meu irmão Herculano propôs repassar-me algumas aulas no Colégio Pio XII. Ao conhecer-me, o senhor indagou: "Ô magrinho, e você sabe dar aula?" Respondi: "Doutor Lucilo, eu acho que sei". E o senhor falou: "Eu também acho que você sabe. As aulas de química do 1º ano são suas". Dois anos depois, aos 19 anos, tornou-me coordenador de ciências exatas, delegando-me a tarefa de selecionar novos professores. Era o começo de um aprendizado.

Essa eu só posso pagar-lhe tentando fazer pelos meus alunos o que o senhor fez pelos seus. Foram 34 anos de aprendizado, no Colégio Pio XII, no Sindicato das Escolas Particulares e no Conselho Estadual de Educação. Deus quis que estivéssemos juntos nos mais autênticos espaços educacionais, para eu aprender a cada dia.

Dia 8 de março de 2007, dedicado à mulher, convidei-o para fazer uma palestra para as mães da nossa escola. Quando fui apanhá-lo no Pio XII, encontrei o seu colégio pronto para as comemorações. Recusei levá-lo, mas o senhor disse: "Meu filho, eu vou com você, aqui eu estou todos os dias", com a concordância de Elias e Vera, que sabiam do seu prazer em servir. Mesmo com quatro filhos biológicos, o senhor resolveu adotar-me como mais um filho. Não vou esquecer.

No dia 15 de setembro, compareceu à reunião da diretoria do Sinepe, para rever os amigos. Estávamos com José Ricardo, Santiago, Ferreira Castro, Ferreira Rocha, Reginaldo e Armando Reis. Dia 22 de setembro, em encontro de gestores da rede particular, uma despedida em grande estilo. Tive o prazer de servi-lo um uísque, brindando a vida e a amizade. Suas mãos trêmulas pelo ingrato Parkinson, mas o coração sereno e a voz firme dizendo: "Só vou embora depois dos 100 anos", seguido de uma boa gargalhada.

Lucilo Ávila Pessoa, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), diretor do IEP, Conselheiro da Confenen, secretário de Educação do Recife, chefe de gabinete e depois secretário de Educação de Pernambuco, presidente do Conselho Estadual de Educação. Grande líder da escola particular brasileira, ao lado de José Gomes Santiago e do saudoso Caio Gomes.

Na dissidência da Confenen, o seu nome uniria os dois grupos. Fomos com Santiago, Ary Diniz, José Ricardo e Ferreira propor a sua candidatura a presidente. Sua resposta: "Meus amigos, eu amo muito vocês e a escola particular de Pernambuco, mas amo muito mais a minha esposa Cecília, que precisa de mim e fica angustiada quando viajo de avião. Não posso aceitar o convite".

Sábado, dia 9 de outubro, a educação brasileira ficou mais pobre com a sua viagem. Enquanto seu corpo descia, falei em meio às lágrimas e mil lembranças: Levaram "meu velhinho", mas o que ele ensinou-me só vai embora com a minha partida ao seu encontro. Este sentimento é de todos nós, educadores.

Vá com Deus, Doutor Lucilo. Leve o nosso carinho e um grande beijo de gratidão. Um beijo também para Caio Gomes. Sabemos que o reencontro dos mestres será uma grande festa.

» Arnaldo Carlos de Mendonça é diretor do Sinepe-PE e diretor do Colégio DOM

Fonte: Jornal do Commercio, 15 de outubro de 2010

Vejam ao final do vídeo a vitalidade do saudoso Prof. Lucilo Ávila Pessoa: VÍDEO INDISPONÍVEL
http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/terceira-idade/2010/09/30/VID,18494,4,361,VIDEOS,879-CENSO-IDENTIFICA-QUASE-MIL-PESSOAS-100-ANOS-PERNAMBUCO.aspx


Cheio de projetos, aos 85 anos, o escritor Lucilo Ávila não quer parar tão cedo: “estou escrevendo poesia, escrevendo uma gramática para os vestibulandos. Não paro e não quero parar. No dia em que eu parar, pode dizer: ‘morreu’”.
(em 30/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário