terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Caminho para o abismo


"Muitas pessoas hoje sofrem de depressão. E  muitas já veem nos sentimentos depressivos uma doença que devem combater e dela se livrar o mais rápido possível. Mas com isso constroem para si o caminho de seu abismo. Não podemos escolher se temos uma tendência depressiva ou não. Mas quando sou depressivo, nem mesmo meu caminho para Deus passa ao lado da depressão, mas através dela. A depressão tira de mim a ilusão do meu ego, de que sempre estou de bom humor, de que posso ver tudo positivamente, de que tenho minha vida sob controle. Existe em mim um ponto vulnerável, um tendão de Aquiles. Não preciso encobri-lo nem blindá-lo. Ele é a porta de entrada de Deus. Exatamente lá eu o posso experimentar. E quando eu o experimento, quando me torno um com ele com minhas feridas, então esta experiência de unidade é ao mesmo tempo experiência de salvação. Pois ser uno é ser inteiro, ser salvo. A verdadeira cura da pessoa consiste para mim nesta experiência mais profunda. Esta experiência não podemos forçá-la. Mas podemos preparar-no para ela. Deus, porém, é sempre surpreendente. Basta contar apenas com isto, e podemos confiar em que ele se nos mostra, mesmo quando sofremos muito conosco e com nossa situação. Quando experimentamos Deus, somos um com ele. Mas, no próximo instante, sentiremos novamente sua distância. Sentimo-nos então outra vez dilacerados. Temos de viver nesta tensão: entre a proximidade e a distância de Deus, entre cura e doença, entre luz e escuridão, entre força e impotência, entre amor e vazio."

Anselm Grün
O livro da arte de viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário